terça-feira, 15 de junho de 2010

2º ENCONTRO DE MULEIROS DA SERRA GAÚCHA

Realizou-se, no sábado de seis de junho de 2010, no Distrito de Fazenda Souza – Caxias do Sul, a segunda edição do Encontro de Muleiros promovido pela Fundação Associação dos Muleiros da Serra Gaúcha.

O evento iniciou às 8h, com saída de Fazenda Souza, seguindo a rota na qual os tropeiros e carreteiros passavam antigamente. Por volta das 11h30min, os muleiros e cavalarianos chegaram à comunidade de Água Azul, onde o Prefeito Municipal José Ivo Sartori descerrou a placa em honra aos 375 anos da morte do jesuíta Cristovão de Mendoza (morto na localidade em 26 de abril de 1635). Segundo o Presidente da Associação dos Muleiros e organizador do encontro, Sr. Ivan Machado, “Cristóvão de Mendoza é um mártir na história do tropeirismo. É considerado o introdutor do gado vacum no Rio Grande do Sul, e é também, padroeiro dos tropeiros” explica.

Após a solenidade, aconteceu o almoço festivo. Às 14h os participantes seguiram o trajeto de volta, passando novamente pela antiga rota dos tropeiros, atravessando os rios Piaí e Mamangava. “Fizemos pesquisas e investigações para achar qual foi o lugar correto onde os tropeiros passavam antigamente. O objetivo do Encontro de Muleiros da Serra Gaúcha é resgatar o trajeto que esses tropeiros faziam das cidades serranas com as cidades litorâneas” conta o Sub-prefeito de Fazenda Souza Antonio Roque Thomé.

A atividade reuniu mais de 200 muleiros e cavalarianos que percorreram cerca de 40 quilômetros. “Notamos nesta segunda edição que este evento já esta consolidado. Para as próximas edições, pretendemos construir em Fazenda Souza, o museu do tropeiro e o monumento ao terno de mulas, como forma de homenagear os antigos tropeiros e carreteiros que passaram por aqui” afirma Thomé. Participaram representantes de diversas cidades do Estado, além de Mato Grosso e Minas Gerais.

A próxima edição está programada para ocorrer no dia 4 de junho de 2011, também no Distrito de Fazenda Souza. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones (54) 3267.1264 (Sub-prefeito de Fazenda Souza, Antonio Roque Thomé) ou (54) 3267.1167 (Presidente da Associação dos Muleiros da Serra Gaúcha, Ivan Machado).










Fotos: Luiz Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário